Vagas Remanescentes Fies 2019 → Inscrição, Vagas. Confira!

O FIES é um programa de financiamento estudantil onde os alunos podem pegar um valor emprestado ao governo por juro baixo ou zero (dependendo de qual tipo de financiamento o aluno conseguir), porém ser aprovado no programa não é uma das coisas mais fáceis, mas é importante não desistir caso seu nome não apareça na lista de aprovados, pois ele pode sair nas Vagas Remanescentes Fies 2019.

Pois, após sair o resultado, alguns candidatos não cumprem todas as etapas para conclusão do processo e assim, vagas são abertas, são as vagas remanescentes do FIES.

Vamos explicar como a lista das Vagas remanescentes podem fazer com que alunos não chamado na lista de aprovados podem ainda sim, aproveitar do projeto no ensino superior privado. Se você realmente tem interesse leia todos os tópicos abaixo.

Vagas Remanescentes Fies 2019

As vagas que sobram após o processo de seleção do FIES ser encerrado são as vagas remanescentes. Vamos lembrar todo o processo do FIES até chegarmos às vagas remanescentes.

A seleção ocorre duas vezes ao ano e é feita a partir das notas no Enem em uma classificatória, os alunos com as melhores notas são chamados para serem financiados, a inscrição é feita na internet.

Vagas Remanescentes Fies 2019

Após as duas chamadas anuais, alunos que não cumprirem as datas e regras estabelecidas no edital perdem a vez, abrindo espaço para os alunos da lista de espera, esses alunos não foram chamados na lista de aprovados, mas tiveram notas próximas aos últimos aprovados e pegam as vagas.

Aí sim, após as duas chamadas e a lista de espera, temos as vagas remanescentes.

Inscrição para as Vagas Remanescentes

O interessado em se candidatar as vagas remanescentes deve entrar no site do FIES e fazer a inscrição, trata-se de uma nova seleção, logo a inscrição anterior não tem valida. O candidato terá que acompanhar a nota de corte, assim com nas etapas anteriores, e caso seja pré-selecionado, deve seguir as etapas de inscrição para concluir seu financiamento.

Os requisitos para participar são os mesmos das etapas anteriores, 450 pontos na média no Enem e nota acima de zero na redação, além disso o candidato pode ter renda familiar bruta de até 5 salários mínimos por pessoa. Qualquer edição do Enem a partir de 2010 é válida na tentativa do financiamento.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

FIES 2019

Para inscrever-se você terá que seguir o mesmo roteiro da seleção regular do Fies 2019. O financiamento será concedido com base na nota do Enem apresentada pelo participante quanto mais alta, maiores as chances.

Caso seja pré-aprovado no processo seletivo, o participante terá que seguir normalmente as três etapas posteriores para concluir o financiamento, que são:


01. Fazer um cadastro detalhado em outro sistema, o SisFIES.


02. Levar os documentos exigidos para validar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu o financiamento.


03. Formalizar o contrato de financiamento em uma agência bancária conveniada.

Abertura das Vagas Remanescentes

Vagas Remanescentes Fies 2019

As inscrições para as vagas remanescentes são abertas após todo o processo de seleção se encerrar. Normalmente a primeira seleção ocorre no final de janeiro e início de fevereiro. Já a segunda no final de julho e início de agosto, as datas exatas são divulgadas a cada edital.

Todo o processo de seleção, convocação dos aprovados, divulgação dos nomes nas listas de espera e levantamento de vagas remanescentes pode demorar por mais de um mês.

Após Conseguir uma Vaga Remanescente o candidato que foi pré-aprovado na seleção de vaga remanescente, todo o processo de financiamento seguirá os mesmos moldes da seleção regular.

O financiamento será realizado de acordo com a nota do participante no Enem.

Se quiser obter alguma informação a respeito das Vagas Remanescentes 2019 é só entrar em contato com o INEP ENEM por meio do canal telefônico, totalmente gratuito: 0800-616161.


O FIES surge como uma porta de entrada de estudantes de menor renda uma universidade particular via financiamento bancário, é importante que o aluno tenha total convicção do contrato que está sendo assinado e que também não desista do processo de seleção.

O Fies 2019 oferece várias oportunidades para a ocupação das vagas e o candidato deve estar atento, pois mesmo não sendo chamado nas primeiras seleções pode conseguir a vaga tão desejada.

Após saber essas informações deixe o seu recado se ainda estiver com alguma dúvida, para responder o mais breve possível. Não se esqueça de realizar a sua inscrição e Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *