Passo a Passo FIES 2020 – Como se Inscrever e Participar do Programa

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que objetiva financiar a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos conforme a Lei 10.260/2001. Tem direito ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos geridos pelo Ministério da Educação.

FIES 2020 – Como funciona?

Vagas Remanescentes Fies 2019Para se inscrever no FIES 2020 é necessário ter atenção ao prazo de inscrições no programa, o qual é divulgado pelo site oficial do programa e também pelo Ministério da Educação.

As inscrições são realizadas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste programa.  Nessa plataforma você deverá alimentar o banco de informações com dados básicos como nome, RG, CPF e o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM.

Também é preciso informar detalhes sobre a sua renda e realizar algumas escolhas sobre o financiamento. Depois de tudo preenchido é possível se candidatar para até três opões de curso. Pode ser o mesmo curso em instituições distintas ou mesmo cursos diferentes em uma só instituição.

As inscrições para o novo FIES acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Esse ano no primeiro semestre as inscrições aconteceram do dia 7 ao dia 14 de fevereiro e os resultados saíram no dia 25 de fevereiro.  Já para o segundo semestre, as inscrições serão no mês de julho, as datas ainda não foram divulgadas.

Documentos necessários para inscrição

InscriçãoDocumentos necessários para a inscrição no FIES 2020:

Para realizar sua inscrição, tenha em mãos:

  • cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (ou outro documento de identificação com foto);
  • comprovante de Residência;
  • documento de regularidade de inscrição, emitido pelo CPSA.

Como realizar a Inscrição (Tutorial)

A inscrição é realizada da seguinte forma:

  1. O único site de inscrição é o FIES Seleção, que atende pelo seguinte endereço eletrônico:  http://fiesselecao.mec.gov.br/ ;
  2. Assim que acessar o site, faça o cadastro no portal inserindo todas as suas informações no campo e concluindo o cadastro. Caso já tenha se cadastrado previamente, digite seu CPF, senha, selecione “não sou um robô” e clique em Entrar;
    Inscrição FIES 2020
  3. Coloque suas informações pessoais e clique em gravar e avançar
  4. Em seguida, insira os dados do grupo familiar. Agora clique em gravar e avançar;
  5. Logo após isso, coloque as informações do grupo de preferência, escolha os cursos, grave e avance;
  6. – Agora, insira os demais dados que faltam, preencha os campos e clique em gravar e avançar;
  7. – Surgira a página de acompanhamento que significa que a sua inscrição foi efetivada. Espero o resultado que será divulgado posteriormente.

Você só poderá mudar algum dado na parte do grupo de preferência e opções do curso. Vale salientar também que somente no período das inscrições é que isso será permitido.

As inscrições para o FIES acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Também existem duas chamadas regulares e, por último, no caso de não formação de turma há uma terceira chamada para ocupar as cadeiras do curso.

Esse ano no primeiro semestre as inscrições aconteceram do dia 7 ao dia 14 de fevereiro e os resultados saíram no dia 25 de fevereiro.  Já para o segundo semestre as inscrições serão no mês de julho, as datas ainda não foram divulgadas.

Como Consultar Meu Resultado?

ResultadoDepois de se inscrever no FIES 2020, você deve aguardar o resultado que é divulgado no site do SisFIES. Vale salientar que é sua responsabilidade consultar esse resultado para posteriormente comparecer na instituição privada.

Se você conseguir obter o FIES 2020, fique atento a renovação que acontece a cada 6 meses, denominado “aditamento semestral”, sendo obrigatório a realização do mesmo para obter continuidade no programa.

Quem Pode Participar do Programa

FIES 2020Existem alguns fatores preliminares para poder participar do programa FIES. Os fatores requisitados são:

  • ter feito qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010;
  • ter como média no ENEM no mínimo 450 pontos nas 4 áreas do conhecimento abordadas pelo exame;
  • não ter zerado na redação do ENEM;
  • possuir renda familiar bruta de até 5 salários mínimos.Em algumas categorias o limite é de 3 salários mínimos mensais.

As instituições que estão no sistema devem oferecer desconto de 5% na mensalidade dos estudantes com FIES 2020.

A taxa de juros passou a ser 6,5% ano. O prazo de pagamento do financiamento será três vezes a duração do curso.

Cursos de formação de professores e voltados para área de engenharias e saúde serão priorizados. Também terão prioridade estudantes alocados em cursos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Passo a Passo FIES 2020 – Como se Inscrever e Participar do Programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *