Inscrições Novo FIES 2020 – Como se inscrever (Passo a Passo) e Novidades

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação que objetiva financiar a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos conforme a Lei 10.260/2001. Tem direito ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos geridos pelo Ministério da Educação.

Um ponto positivo entre o FIES 2020 se comparado com os financiamentos por outros bancos é que você não terá parcelas de valores muito altos para pagar, você começa a pagar só depois de se formar, com tranquilidade.

Como funciona o FIES 2020

Os financiamentos dados pelo FIES 2020 têm um juros taxado em 6,5% ao ano. Logo, enquanto estiver no curso, o estudante paga um valor máximo de R$ 150,00 a cada três meses. 

Essa taxa corresponde aos juros sobre o financiamento. Ao finalizara graduação, o universitário tem, no máximo 18 meses (1 ano e 6 meses) para iniciar o pagamento.

Quem pode se inscrever no FIES 2020

InscriçãoExistem alguns fatores preliminares para poder participar do programa FIES. Segue abaixo os fatores requisitados oficialmente:

  • Ter feito qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, a partir de 2010;
  • Ter como média no ENEM no mínimo 450 pontos nas 4 áreas do conhecimento abordadas pelo exame;
  • Não ter zerado na redação do ENEM;
  • Possuir renda familiar bruta de até 5 salários mínimos. Em algumas categorias o limite é de 3 salários mínimos mensais.

Lembrando que o salário mínimo é o menor salário que uma organização pode pagar para um funcionário. Ele é estabelecido por lei e é reformulado anualmente com base no custo de vida da população.

Foi criado com base no valor mínimo que uma pessoa gasta para garantir sua sobrevivência. Todo trabalhador brasileiro tem direito ao salário mínimo vigente, seja ele um trabalhador urbano ou rural, sem distinção de sexo.

>> VEJA AQUI O PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO FIES 2020 <<

Como e quando se inscrever no FIES 2020

Data Inscrição FIESAs inscrições são realizadas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso neste programa.

Nessa plataforma você deverá alimentar o banco de informações com dados básicos como nome, RG, CPF e o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM.

Também é preciso informar detalhes sobre a sua renda e realizar algumas escolhas sobre o financiamento. Depois de tudo preenchido é possível se candidatar para até três opões de curso. Pode ser o mesmo curso em instituições distintas ou mesmo cursos diferentes em uma só instituição.

As inscrições para o FIES acontecem duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Esse ano no primeiro semestre as inscrições aconteceram do dia 7 ao dia 14 de fevereiro e os resultados saíram no dia 25 de fevereiro.  Já para o segundo semestre as inscrições serão no mês de julho, as datas ainda não foram divulgadas.

Entretanto, caso você não passe em nenhuma das duas chamadas regulares ainda dá para se candidatar às vagas remanescentes como uma última esperança de conquistar o financiamento para o seu curso de desejo.

Resultado FIES 2020

FIES 2020Depois de se inscrever no FIES 2020, você deve aguardar o resultado que é divulgado no site do SisFIES. Vale salientar que é sua responsabilidade consultar esse resultado para posteriormente comparecer na instituição privada.

Matrículas

Se você for contemplado com o financiamento, siga os passos abaixo:

  • Confirme suas informações em até 5 dias úteis no portal do SisFIES;
  • Valide seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Ela fica dentro da instituição de ensino dentro do prazo de 10 dias úteis;
  • Vá na instituição juntamente com o fiador no Agente Financeiro em até 10 dias úteis para formalizar o financiamento;
  • É importante que veja se toda a documentação exigida está correta a fim de que nessa etapa tudo ocorra bem.

Renovação Semestral

Se você conseguir obter o FIES 2020, fique atento a renovação que acontece a cada 6 meses, denominado “aditamento semestral”, sendo obrigatório a realização do mesmo.

Regras do Novo FIES 2020

  • Regras Novo FIES 2020A taxa de juros passou a ser 6,5% ano;
  • Prazo de pagamento do financiamento será três vezes a duração do curso;
  • Estudantes alocados em cursos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte terão prioridade;
  • Serão priorizados os cursos com notas entre 4 e 5 no Sinaes;
  • Cursos de formação de professores e voltados para área de engenharias e saúde serão priorizados
  • As instituições que estão no sistema devem oferecer desconto de 5% na mensalidade dos estudantes com FIES 2020.

Documentos necessários para a inscrição

  • DocumentaçãoCadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (ou outro documento de identificação com foto)
  • Comprovante de Residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição, emitido pelo CPSA.

Agora fique de olho nas datas e boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Inscrições Novo FIES 2020 – Como se inscrever (Passo a Passo) e Novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *