INSCRIÇÃO PARA O FIES 2019 — Inscreva-se Agora no Site MEC

Muitas pessoas desejam participar da Inscrição para o FIES 2019 para conseguir financiar um curso de graduação em uma faculdade, já que esta é a principal função do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

A intenção deste programa educacional é permitir que estudantes possam realizar financiamentos que permitam arcar com as mensalidades de seus cursos de graduação superior, de modo a facilitar o pagamento das mesmas.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos explicar melhor como funciona o FIES 2019 e como se dá sua Inscrição, para que você também possa lançar mão dos benefícios deste importante programa educacional criado pelo Governo Federal.

FIES 2019

A primeira coisa que precisamos saber a respeito deste financiamento, antes de falarmos da Inscrição para o FIES, propriamente dita, tem relação com seu funcionamento, que é bem simples e fácil de ser entendido.

Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para substituir o antigo Programa de Crédito Educativo, com o intuito de tornar mais fácil o acesso à universidade para estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades de seu curso de graduação superior.

O FIES 2019 oferece taxas de juros muito menores em comparação com as taxas que são normalmente praticadas pelos bancos atualmente, sendo bem mais atrativo e mais acessível também.

Inscrição para o FIES 2019

No momento, o programa oferece três opções de modalidades de financiamento aos estudantes, sendo que uma delas, inclusive, não apresenta a cobrança de juros e é destinada aos estudantes de menor renda.

O estudante que deseja solicitar um financiamento deve entender que ao longo do curso, quem ficará responsável pelo pagamento das mensalidades de seu curso de graduação superior será o próprio FIES.

À este estudante, em contrapartida, ficará a responsabilidade de pagar apenas o encargo operacional que ficou fixado no momento em que o contrato foi firmado e terá que fazer a quitação do custo total do seguro de vida que foi exigido para garantir a contratação do financiamento junto ao programa.

Quem pode fazer a inscrição para o FIES

Será importante demais que o estudante saiba quem pode se inscrever no programa, antes de tentar realizar as Inscrições FIES, pois existem algumas restrições e alguns requisitos que precisam ser respeitados.

O primeiro destes requisitos a serem respeitados pelo estudante que deseja fazer a Inscrição diz que somente estudantes que apresentem uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa poderão se inscrever.

Outro requisito alega que o estudante precisa estar matriculado em um curso superior de uma universidade que apresente uma avaliação positiva junto ao MEC (Ministério da Educação), e esta instituição de ensino superior deverá estar cadastrada no FIES (esta informação consta atualizada no site do FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br).

O cadastro também não poderá ser feito por um estudante que já tenha sido beneficiado pelo seguro do programa, ou seja, que já tenha feito algum tipo de financiamento com o programa em outra oportunidade. Também será vetada uma nova Inscrição ao candidato que já fez uso do financiamento do programa e que está inadimplente em relação ao mesmo.

Inscrição para o FIES 2019

Agora, nós vamos mostrar um passo a passo para quem deseja realizar a Inscrição para o FIES, sendo que esta inscrição terá início a partir do acesso ao site oficial do programa, que é o sisfiesaluno.mec.gov.br.

Inscrição para o FIES 2019


Passo 01. Na página inicial, o estudante deverá preencher o cadastro com os seus dados pessoais solicitados, procurando informar um endereço de e-mail que seja válido, pois será por meio dele que o sistema do FIES enviará uma mensagem de validação do cadastro.


Passo 02. Após receber este e-mail de validação, o candidato deverá acessar mais uma vez o já citado site, para que a Inscrição FIES seja completada e para que o procedimento inicial seja concluído.


Passo 3. Após inscrever-se, o estudante candidato passará à fase de escolha das opções de curso e das instituições participantes do programa, para depois disto, comparecer ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade escolhida com toda a documentação necessária.


Passo 04. Assim que houver a validação junto ao CPSA da universidade escolhida, o candidato deverá se dirigir até o banco para que a contratação do financiamento propriamente dito possa ser realizada.


Passo 05. A análise de crédito será feita pelo banco e a liberação do financiamento, e assim que esta fase estiver concluída, o financiamento FIES estará concretizado e o estudante poderá usufruir de suas vantagens para concluir seus estudos de graduação superior.


O FIES 2019 é a melhor forma existente atualmente para que estudantes de baixa renda consigam arcar com os valores de suas mensalidades de cursos de graduação superior, e ele tem sido uma importante ferramenta para fazer com que o acesso ao Ensino Superior seja mais democrático.

Com isto, milhões de estudantes brasileiros puderam ingressar em universidades em todo o Brasil nos últimos anos. Caso alguma tenha alguma dúvida relacionada a inscrição para o FIES 2019, deixe um comentário abaixo!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *