INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019 – O que mudou, como se inscrever!

O Fundo de Financiamento Estudantil beneficia, todos os anos, milhares de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio. Recentemente o mesmo passou a funcionar com um modelo mais prático e moderno, trazendo melhorias e maior praticidade aos candidatos. Portanto, este artigo será perfeito para quem deseja realizar a inscrição Novo FIES 2019.

Com esta atualização em seu formato, o programa ficou ainda mais acessível aos estudantes que almejam se inscrever em uma bolsa de estudos. Não é atoa que o Fundo de Financiamento Estudantil teve avaliações positivas nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O conteúdo a seguir foi elaborado especificamente para ajudar os alunos que desejam conhecer mais sobre: como fazer a inscrição Novo Fies, como funciona e o que mudou no programa. Continue acompanhando e não deixe que nenhuma informação importante passe despercebida.

Inscrição Novo FIES 2019

Depois de saber um pouco das novidades do Novo FIES 2019, chegou o momento de aprender a realizar a sua inscrição. Para que você entenda melhor como funciona o processo, abaixo criamos um rápido passo a passo. Vamos lá:

INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019


Passo 01. A primeira ação a ser feita pelo estudante é acessar o site do novo FIES – fiesselecaoaluno.mec.gov.br;


Passo 02. Após a página carrega, clique no botão “Primeiro acesso? Clique aqui.”


Passo 03. Agora o candidato deverá preencher os campos em branco de acordo com o que se pede. (CPF, Data de nascimento, Código de Verificação).


Passo 04. Por fim, confira se os seus dados estão devidamente corretos e clique em “Prosseguir”.


Quando for direcionado para a página de acesso ao portal do candidato, basta fornecer os seus dados informados no momento do cadastro para poder acessar a sua plataforma. Lembre-se de se atentar para não perder o prazo das inscrições FIES 2019!

Conheça o Novo FIES

O Novo FIES 2019 – Fundo de Financiamento Estudantil – é um modelo inovador de financiamento apresentado recentemente. Ele divide o programa em diferentes modalidades, trazendo a possibilidade de juros zero e escalas de financiamento que variam de acordo com a renda do candidato.

INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019

Estas mudanças foram estabelecidas pelo Comitê do Fundo de Financiamento Etudantil (CG-Fies), criado pelo MEC com o intuito de colocar o projeto do Novo FIES em vigor. Com isto, foi formulada uma política de financiamento mais acessível e que melhor supervisiona a execução das operações do programa.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O secretário do Ministério da Educação, Felipe Sigollo, reforçou que esta reestruturação do FIES feita pelo Governo Federal apresenta um modelo mais sustentável, trazendo uma melhor gestão e governança. Além disso, regras melhores foram criadas para beneficiar tanto o agente operador, quanto o agente financeiro.

O CG-FIES conta com uma ótima equipe de profissionais em sua composição. Melhor dizendo, serão apresentados:

  • Três representantes do Ministério da Educação;
  • Dois representantes do Ministério da Fazendo;
  • Dois representantes do Ministério do Planejamento;
  • Um representante da Casa Civil.

Com certeza, com esta equipe, o Comitê Gestor de Fundo de Financiamento Estudantil terá uma administração mais organizada e promissora, trazendo novidades futuramente. E as mudanças não param por aí! Confira mais sobre o Novo FIES 2019 no tópico seguinte.

Mudanças Novo FIES 2019

INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019

Como vimos, o FIES agora está com um novo formato. Agora o programa conta alguns pilares fundamentais que são a ampliação do acesso ao ensino superior, evolução na governança e sustentabilidade de Fundo e uma maior transparência aos candidatos e à sociedade.

Além disso, o programa agora é apresentado em duas modalidades, passando a possibilitar juros zero aos estudantes que mais necessitam e uma escala de financiamento que varia conforme as condições financeiras da família do aluno.

A primeira modalidade, como já tivemos uma ideia, é voltada para a disponibilização de vagas com juros zero aos candidatos que têm renda familiar mensal per capta de, no máximo , 3 salários mínimos. Com ela, as prestações só começarão a ser pagas pelo estudante quando as suas condições financeiras permitirem, diminuindo assim, os encargos das parcelas.

A segunda modalidade foi batizada de P-Fies. Ela é direcionada aos alunos que possuem renda familiar mensal per capta de até cinco salários mínimos, funcionando com auxílio dos recursos dos Fundos Constitucionais e Desenvolvimento, além de também os recursos dos Bancos privados que participam do programa.


O Novo FIES 2019 veio para ajudar ainda mais os estudantes que necessitam do seu financiamento. Com este novo modelo e nova gestão, com certeza o programa se tornou mais acessível e trará maiores novidades futuramente para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio.

E depois de ter conferido estas valiosas informações, esperamos que não tenha lhe restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso ainda tenha uma pergunta a fazer, basta deixar o seu comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019 – O que mudou, como se inscrever!

1 resposta a “INSCRIÇÃO NOVO FIES 2019 – O que mudou, como se inscrever!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *