FIES 2020 Como Funciona – Aditamento, Boleto, Inscrição, SISFIES

O FIES é conhecido como um dos programas mais utilizados por jovens que querem conseguir a tão desejada vaga em uma universidade ou instituição de ensino, isso porque ele ajuda a reduzir os custos que geralmente não são baratos, além de que poderá ser financiado, melhorando as condições de pagamento.

Para que o estudante tenha direito a participar do FIES, ele terá que ter no máximo a renda de 3 salários mínimo, participado do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e assim, ter tirado no mínimo 450 pontos na média das provas que foram executadas.

Como funciona o FIES 2020?

FIES 2020 — Como Funciona, Aditamento, Boleto, Inscrição, SISFIES

O programa é um financiamento estudantil, facilitando assim para que qualquer estudante possa ter acesso ao ensino superior, se você fez o ENEM a partir do ano de 2010, poderá ter acesso ao FIES rapidamente.

Esse financiamento que é oferecido geralmente é bem aceito por várias pessoas, isso porque a taxa de juros cobrada é de 3,4% por ano, sendo que nos financiamentos comuns o valor que é cobrado é em torno de 50% até 100% do valor da mensalidade.

Durante o curso, o FIES é quem realiza o pagamento das mensalidades da graduação do beneficiário, assim, o aluno deve pagar os juros cobrados pelo empréstimo, que não costumam ter valor acima de R$150.

Depois do aluno se formar, ele vai pagar esse valor pelo tempo médio de um ano e meio, considerando que ele tem esse período para conseguir um emprego e ter sua tão desejada independência financeira. Depois disso, começará a pagar a dívida que pode ser divida no tempo de até 3 vezes da duração do curso, além de um ano a mais.

O cronograma do programa se baseia em:

  • Inscrição;
  • Resultado da primeira chamada;
  • Período de entrega de documentação;
  • Resultado da segunda chamada;
  • Período de entrega de documentação;
  • Abertura de inscrição para vagas remanescentes;
  • Divulgação de resultado das vagas remanescentes.

Como se inscrever no FIES 2020?

Quer fazer a sua inscrição do FIES 2020 mas está com algumas dúvidas sobre como funciona? Veja abaixo o passo a passo do que você precisa fazer para conseguir participar do programa:

  1. Acesse o site, que é http://sisfiesaluno.mec.gov.br/, lá você deve preencher as informações que são requeridas, como o seu CPF, e-mail, data de nascimento e também a senha. Logo após, receberá no e-mail uma nova mensagem para validar esse cadastro;
  2. Depois será necessário fazer a inscrição do FIES 2019, onde você fornecerá algumas das suas informações pessoais, isso sem contar o curso que quer fazer e em qual instituição de ensino;
  3. Se for pré selecionado, será preciso acessar o SisFIES e assim, efetivar sua inscrição no prazo de 5 dias, que começa a contar a partir da divulgação e da pré seleção. O aluno terá que validar as informações com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhante na instituição que irá estudar.

Depois que aconteceu a validação, o aluno terá que ter um financiador, que poderá ser utilizado a partir do Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal, logo após a inscrição realizada e correta, é preciso esperar pela liberação.

Aditamento do FIES 2020

FIES 2020 — Como Funciona, Aditamento, Boleto, Inscrição, SISFIES

Conhecido por esse nome complicado, o aditamento nada mais é do que a renovação do contrato do financiamento. Isso acontece para que o aluno confirme que vai continuar na instituição que está matriculado, garantindo assim a sua vaga e continuidade na base de beneficiários.

Esse processo é realizado pela Comissão Permanente da Supervisão e Acompanhamento – CPSA -, que varia de acordo com cada faculdade, sendo que a data também é estabelecida pela própria instituição.

Esse aditamento é um processo obrigatório e é realizado por meio do SisFIES, depois a CPSA irá pedir que aconteça a renovação do contrato. O prazo estabelecido deverá ser confirmado pelos dados do sistema.

Fique de olho no aditamento e não perca assim o seu prazo e muito menos a sua vaga na instituição que está estudando.

SisFies: o que é?

Conhecido como o Sistema Informativo do FIES, é nele que você realiza as solicitações e também pode ver informações importantes sobre a sua matrícula. Por meio dele também é feito a alteração de cada cadastro, a emissão dos certificados de pagamento e também acesso a outros documentos necessários para o cadastramento.

É nele que você faz a simulação dos valores que serão pagos no fim do financiamento, ademais, você saberá mais sobre a legislação de todo o pagamento.

Resultado do Fies 2020

FIES 2020 — Como Funciona, Aditamento, Boleto, Inscrição, SISFIES

O resultado do Fies será divulgado no site oficial, lá você poderá conferir também toda a documentação necessária para que o preenchimento do Fies aconteça.

  1. Acesse o site oficial: http://fiesselecao.mec.gov.br/;
  2. Preencha com o seu número de CPF e a senha cadastrada.

Boleto Fies 2020: como funciona?

A cada três meses será necessário pagar o boleto do Fies 2020 – que tem o valor máximo de R$ 150 -, sendo assim, necessário para que o usuário tenha sua permanência no curso e na instituição desejada. O boleto será enviado na residência, porém, é possível emitir a segunda via dele pelo e-mail.

  1. Acesse o site oficial, que é: https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp;
  2. Coloque seu número de CPF, a data de nascimento, o código de segurança e por fim, clique em “iniciar operação”.

Pronto, assim você tem acesso completo as informações do seu cadastro FIES. É lá que você pode tirar suas dúvidas completas sobre o procedimento e ficar atento a tudo o que vai acontecer ou deve acontecer.

Se você escolheu o Banco do Brasil, deverá ir até uma agência do mesmo e assim, solicitar a segunda via, isso acontece porque o banco não possui esse tipo de atendimento online.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES 2020 Como Funciona – Aditamento, Boleto, Inscrição, SISFIES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *