FIES 2019 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

Para muitas pessoas, estudar em uma faculdade particular é algo completamente impossível. Isso porque essas não possuem condições de arcar com os custos da matrícula. Por isto, as inscrições Fies 2019 podem ser a melhor solução.

Hoje em dia ter um currículo competitivo é fundamental para quem quer conquistar uma boa vaga de emprego. Mas para muitas pessoas, fazer cursos e se formar em uma universidade é algo impossível devido aos problemas financeiros.

Sendo assim, a possibilidade de realizar um financiamento estudantil, e receber uma ajuda para pagar as mensalidades pode trazer um fôlego para os estudantes. É justamente isso que as inscrições Fies oferecem. Veja quais são os critérios, e como realizar a sua inscrição.

FIES 2019

O Fies foi criado em 1999, pelo governo federal, e chegou para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC, que prestava créditos para estudantes concluírem os estudos. Desde que foi implantado, já ajudou milhares de jovens e adultos a conquistarem o tão sonhado diploma universitário.

Antes de realizar a sua inscrição Fies 2019, é essencial que você entenda como funciona esse sistema, e quais são as vantagens. A sigla significa Financiamento Estudantil, e como o próprio nome diz, é um serviço financeiro dedicado a financiar os custos de um curso universitários.

Os alunos podem fazer negociações para pagar um valor menor durante os estudos, e após a conclusão acertar o restante com o financiador. O financiamento é oferecido para cursos presenciais em universidades particulares.

FIES 2019 Inscrição

Ele também só é disponibilizado para cursos que sejam devidamente reconhecidos pelo MEC, e a inscrição Fies é voltada para alunos de baixa renda.

A grande vantagem é que o procedimento pode ser feito durante qualquer momento do ano letivo. Além disso, o ajuste de juros ao ano é muito pequeno, tornando o programa perfeito para quem está em condições limitadas de dinheiro.

Ao assinar o contrato, o aluno define qual o percentual que quer financiar. Sendo assim, o FIES 2019 pode pagar o valor integral da mensalidade, ou então uma parte dela. Assim, ao final do curso, o aluno deverá pagar o valor que foi “emprestado” pelo financiamento, já devidamente ajustado com juros.

Requisitos para se inscrever no FIES

A inscrição FIES pode ser feita por qualquer pessoa que esteja devidamente matriculada em qualquer curso superior em instituição particular. É fundamental, no entanto, que o curso tenha uma boa avaliação no MEC.

E se você acha que não tem condições de se inscrever em uma universidade particular por não possui condições financeiras, então o Fies pode ser para você.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Nele há a oportunidade de pagar um valor bem pequeno mensalmente, e então quitar essa dívida posteriormente, depois de se formar. Veja agora como se inscrever no programa de Financiamento.

FIES 2019 Inscrição

Para realizar a sua inscrição Fies você deve acessar o site oficial – sisfiesaluno.mec.gov.br. Então você terá duas possibilidades: entrar com o seu CPF e senha, caso já tenha cadastro, ou realizar um cadastro novo, caso seja o seu primeiro acesso.

FIES 2019 Inscrição

Depois disso, você deverá escolher o curso e a instituição que estão no site ofertando vagas através da FIES 2019 inscrição. Então compareça a CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – da faculdade em que quer estudar portando todos os documentos:

  • RG e CPF do aluno e todos os membros familiares;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Em até 3 dias úteis você será informado sobre a validação de sua inscrição Fies. Assim, deverá comparecer ao banco indicado pela comissão para assinar o contrato do financiamento.


Quem pode se inscrever no FIES 2019

Para saber como se inscrever no FIES, os participantes deverão ter realizado a última edição do Enem. Além disso, será necessário atender alguns pré-requisitos, como possuir renda família máxima de até 3 salários mínimos. Além disso, os estudantes deverão estar matriculados em uma instituição com avaliação positiva no Ministério da Educação (MEC).

A partir do ano de 2018, serão ofertadas vagas para estudantes com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Além disso, o FIES contará com 3 modalidades, que são:


Modalidade 1 – São ofertadas 100 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. A abrangência é nacional e os juros são zero.


Modalidade 2 – São ofertadas 150 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos, com juros 3% para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Modalidade 3 – São ofertadas 60 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Os juros está indefinida para essa unidade. As vagas são destinadas para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil pode ser a solução para você continuar os estudos. Lembre-se que ao se formar você deverá começar a quitar a dívida para não se enrolar financeiramente.

Agora que você já sabe como fazer a SISU 2019 inscrição, leia também sobre o local de prova Enem, e veja como acompanhar essa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *