COMO SE INSCREVER NO FIES 2019 — Passo a Passo Completo!

Saber como se inscrever no Fies 2019 é importante, já que as vagas estão prestes a serem encerradas e, através do exame, milhares de estudantes brasileiros utilizarão a nota para concorrer às vagas oferecidas pelas universidades de todo o país. O SISU e o Prouni são as principais formas de ingressar em uma universidade utilizando a nota do Enem.

Como vimos, para quem for aprovado em uma universidade/faculdade particular, é possível se inscrever no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e conseguir apoio financeiro para custear parte da mensalidade do curso em questão.

Se você vai fazer o Enem para concorrer às vagas oferecidas por instituições privadas, entender melhor como funciona este financiamento estudantil será essencial para o seu futuro acadêmico. Saiba mais a seguir!

O que é FIES?

O FIES 2019 é um programa criado pelo Governo Federal em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo (PEC/CREDUC). O programa foi criado para financiar a graduação de estudantes que não possuem condições de arcar com as mensalidades e os custos do curso escolhido, se tornando um dos principais facilitadores para o ingresso do ensino superior.

A partir de 2010 passou por importantes alterações, funcionando em um novo formato. O agente operador do programa é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, por conta disso, os juros do financiamento caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o recurso poderá ser solicitado em qualquer período do ano.

Quem pode se inscrever no FIES 2019

Para participar das inscrições FIES, os candidatos deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e acima de 0 na redação.

Caso seja selecionado, o estudante terá as mensalidades de seu curso pagas pelo fundo de financiamento. O único valor a ser pago durante esse período serão o encargo operacional fixado em contrato e o custo do seguro de vida exigido no momento da contratação.

Assim que se formar e arrumar um trabalho (ou abrir uma empresa), o estudante deverá começar a pagar o financiamento. O prazo total para a quitação da dívida é de 14 anos.

Quem pode se inscrever no FIES 2019

Para saber como se inscrever no FIES, os participantes deverão ter realizado a última edição do Enem. Além disso, será necessário atender alguns pré-requisitos, como possuir renda família máxima de até 3 salários mínimos. Além disso, os estudantes deverão estar matriculados em uma instituição com avaliação positiva no Ministério da Educação (MEC).

A partir do ano de 2018, serão ofertadas vagas para estudantes com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Além disso, o FIES contará com 3 modalidades, que são:


Modalidade 1 – São ofertadas 100 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. A abrangência é nacional e os juros são zero.


Modalidade 2 – São ofertadas 150 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos, com juros 3% para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Modalidade 3 – São ofertadas 60 mil vagas para candidatos que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Os juros está indefinida para essa unidade. As vagas são destinadas para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Como se inscrever no FIES 2019

Desde 2010, os interessados poderão ser inscrever e solicitar o financiamento em qualquer período do ano. As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Veja, a seguir, todos os passos necessários para realizar a sua inscrição:

Quem pode se inscrever no FIES 2019


Passo 1: O primeiro passo é realizar a sua inscrição no programa, através do site do FIES (sisfiesportal.mec.gov.br). Espere a página carregar e depois clique na opção “Conclua a sua inscrição no FIES”. Será necessário informar os seus dados pessoais e um endereço de e-mail válido, além de cadastrar uma senha para poder acessar o sistema.


Passo 2: O estudante pré-selecionado no sistema deverá acessar o SisFIES e confirmar a sua inscrição, em um prazo de até 5 dias úteis a partir da data da pré-seleção. Será necessário informar os dados do financiamento a ser solicitado.


Passo 3: Agora será a hora de validar as informações. O estudante deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino. Esse órgão é responsável por valida as informações cedidas pelo solicitante no momento da inscrição.


Passo 4: O estudante deverá comparecer a um agente financeiro FIES para formalizar e concluir a realização do financiamento. A instituição bancária deverá ser escolhida no momento da inscrição, assim como a agência preferida. A Caixa e o Banco do Brasil são os atuais agentes financeiros do programa.


Vantagens do Fies

ENEM 2019

Para participar do FIES você precisar estar regularmente matriculado em uma instituição privada de ensino superior. Porém, preste atenção? A instituição também precisa estar cadastrada no programa e ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) para que você consiga o financiamento.

São diversas as vantagens de realizar um financiamento no Fies 2019. E uma delas é não pagar a mensalidade do seu curso enquanto você estudar, além disso, o Fies oferece uma serie de vantagens para que você venha realizar a sua inscrição. Como:

  • Juros baixos em comparação a um empréstimo;
  • Vagas em boas instituições de ensino;
  • O prazo para pagamento é estendido até dois anos após a graduação finalizar.

O que mostra que o Fies vem sendo um bom plano de pagamento para os estudantes é que atualmente o Fies financia cerca de 1.226.352 alunos. O que mostra que existe um grande interesse de todas as pessoas que desejam ingressar-se em uma faculdade e não tem como efetuar o pagamento.

Agora que você conheceu as vantagens do financiamento estudantil, saiba como utilizá-lo da forma correta e evitar o endividamento.


O FIES 2019 é um programa muito importante para todos que estão cursando o ensino superior em uma instituição privada e não possuem condições de arcar, totalmente, com os custos relacionados a mensalidade do curso.

Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos em suas redes sociais para que eles possam ter conhecimento de como realizar a sua inscrição no Fies 2019.

Se você possui dúvidas sobre como se inscrever no FIES 2019, deixe um comentário abaixo agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *